"Quando um homem está cansado de Londres, está cansado da vida ,
porque em Londres está tudo aquilo que a vida pode proporcionar "

Samuel Johnson

Caótica, vibrante e caleidoscópica, Londres é uma das maiores “cidades globais”, megalópole cheia de ideias, gente e energia.
Situada nas margens do rio Tamisa, Londres é a maior e mais importante cidade da Europa, centro da cultura, da moda e da economia mundial. Pólo de atracção ao longo dos seus 2000 anos de história, a cidade soube assimiliar todas as influências multiculturais que a atravessaram, sem perder seu carácter tipicamente “british”.
Não importa qual seja a razão da sua visita a Londres: a sua história, arte, moda, música e vida nocturna não o deixarão decepcionado.

Baixe o Guìa de Londres (PDF)


COMO SE DESLOCAR

TUBE
O metro de Londres, o mais antigo do mundo, mais conhecido como “Tube”, é a maneira mais simples e rápida para deslocar-se em Londres, excepto em horas de ponta. As linhas podem reconhecer-se facilmente graças às respectivas cores e os mapas distribuídos em cada estação. Os primeiros comboios saem cerca das 6 da manhã; a maioria das linhas fecha cerca da meia noite, algumas meia hora depois.
Os preços mudam segundo as zonas de trânsito, o centro de Londres é abrangido pelas zonas 1 e 2. .

Mapa Metro (GIF)
Mapa Metro (PDF)


AUTOCARROS
Os autocarros são um transporte mais lento que o “tube”, mas muito mais barato, e são uma boa opção para observar a cidade enquanto passeia por Londres. Os típicos autocarros de dois andares (double-decker) oferecem um ponto de vista privilegiado no coração de Londres. Se tiver que se deslocar com os transportes públicos desde a meia noite até as 6 da manhã, a melhor opção é um dos muitos autocarros nocturnos da cidade.

Mapa autocarros
Mapa autocarros nocturnos

TÁXI
Milhares de "black cabs" andam pela cidade e caracterizam o panorama de Londres juntamente com os autocarros vermelhos. Apanhar um táxi, sobretudo nas horas ponta pode ser muito difícil e caro. Como os transportes públicos de Londres são muito eficientes, apanhar um “cab” é uma boa opção para aqueles que não querem renunciar à comodidade, ou para aqueles que querem fazer a experiência de passear num destes táxis históricos.

TRAVEL PASS
Se quiser utilizar os transportes públicos para deslocar-se por Londres, precisará seguramente de um Travel Card. De um dia, três dias, de uma semana ou de vários meses, permite economizar dinheiro e pode ser comprado em qualquer estação de metro e na maioria de lojas de jornais. Pode ser de papel ou electrónico, e neste caso chama-se Oyster Card; cómodo e moderno cartão pré-pago azul, que pode ser carregado com uma quantidade de dinheiro segundo as exigências. Geralmente é melhor levar consigo fotos tipo passe que podem ser necessárias para conseguir o Pass.

CLIMA
O clima em Londres é imprevisível como em todo o Reino Unido. Os verões são suaves, com temperaturas que podem baixar aos 11° e atingir os 25° C, enquanto os invernos são geralmente frios, com temperaturas dos 4° até os 11° C. O “smog” e a névoa são agora apenas uma lembrança, mas a “chuva inglesa”, muito frequente mas muito ligeira, pode de surpreender em qualquer período do ano, e partir tão depressa como chegou.

Como está o tempo em Londres?

MOEDA
A moeda utilizada no Reino Unido é a libra esterlina (GBP; £). O Euro não é aceite, com algumas exepções. Em qualquer caso, há muitos lojas de Cambio, que podem cambiar com comissão fixa ou com comissão percentual. A forma mais vantajosa de cambiar Euros em Libras é sem dúvida levantar dinheiro dos “multibancos”, que se encontram pelas ruas de Londres ou nos aeroportos. Também pode cambiar nos bancos, no seu país antes de sair, ou ao chegar a Inglaterra.

FUSO HORÁRIO
Londres regula-se pelo Tempo médio de Greenwich, o mesmo que Lisboa, 2 horas a mais que Rio de Janeiro

CORRENTE ELÉCTRICA
Os dispositivos eléctricos e as tomadas de corrente são diferentes dos utilizados no resto do mundo. Se quiser utilizar seus dispositivos, tem que comprar adaptadores universais ou britânicos. Geralmente pode pedir adaptadores à recepção de seu hotel, em troca de uma caução de poucas libras, devolvidas ao final da estadia.

As atracções de Londres são numerosas: planear um dia em Londres pode transformar-se num quebra-cabeças, por causa das dificuldades na escolha do que fazer ou ver. Aqui tentamos facilitar esta eleição, com um Top 10 das coisas que absolutamente não se deveriam perder em Londres. Mas um Top 100 seria mais indicado...

LONDON EYE
O London Eye, conhecido também como Millennium Wheel, foi construído somente em 2000, mas depressa se tornou num dos símbolos característicos do panorama urbano de Londres. Alto, com 135 metros, é a roda panorámica mais alta da Europa, e até o 2006 foi a mais alta do mundo. Com quase 4 milhões de passageiros ao ano é a atracção turística paga mais visitada do Reino Unido.

O panorama que se goza no topo desta atracção é espectacular, com uma vista impressionante sobre pelo menos 55 de entre os monumentos mais famosos de Londres.

BRITISH MUSEUM
O museu mais visitado do Reino Unido possui uma das colecções mais importantes e imponentes de arte clássica do mundo, e expõe tesouros e restos arqueológicos a partir da pré-história até à idade contemporânea, com obras de arte procedentes da cada canto do mundo. Entre os mais importantes podemos lembrar sobretudo a Pedra de Roseta e os Mármores do Partenón. A cada ano 6 milhões de visitantes deixam-se levar pelo encanto do British Museum. A entrada no museu é gratuita.

NATIONAL GALLERY
Este museu de arte moderna hospeda pinturas europeias realizadas entre 1250 e 1900. Com obras famosas de Botticelli, Leonardo de Vinci, Rembrandt, Gainsborough, Turner, Cezanne e Van Gogh, constitui sem sombra de dúvida uma das maiores colecções do mundo, atraindo dos 4 aos 5 milhões de visitantes a cada ano. Como o British, também neste museu a entrada é gratuita.

ST PAUL'S CATHEDRAL
A obra mestre do barroco inglês, de Chirstopher Wren, com 108 metros de altura, e a sua cúpula é a segunda maior do mundo após a mais famosa de San Pietro em Roma, pela qual é inspirada. A visão da catedral desde o Millennium Brigde é algo que o deixará estupefacto.

BUCKINGHAM PALACE
Residência oficial da rainha, Buckingham Palace é um dos edifícios mais queridos e imponentes de Londres. A cada dois dias, de abril a junho, às 11:30 da manhã, ocorre a famosa Rendição da Guarda, espectáculo imperdível para cada visitante de Londres.

BIG BEN E HOUSES OF PARLEMENT
O Palácio de Westminster que se assoma sobre o Tamisa inclui a Torre do relógio e o Parlamento, que juntos formam provavelmente o marco mais reconhecível da capital inglesa. "Big Ben" é somente o nome do sino dentro da Torre do relógio, enquanto o Parlamento contém cerca de 1000 divisões, entre as quais as mais famosas são a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns.

TOWER BRIDGE
Um dos símbolos da capital britânica, é sem duvida a ponte mais famosa sobre o Tamisa. Toma o nome da próxima Torre de Londres, e é constituída por duas torres (uma delas hoje contém uma exposição sobre a história da ponte), uma parte rígida e uma parte móvel para permitir a passagem das embarcações.

TOWER OF LONDON
Ao mesmo tempo fortaleza, edifício real e prisão para prisioneiros reais ou em todo o caso de alto estatuto, também foi o lugar onde ocorreram torturas e execuções. Há aproximadamente 1300 anos que hospeda as célebres Jóias da Coroa Britânica. Imperdíveis sobretudo são a Coroa de São Eduardo e a Coroa do Estado Imperial, do valor inestimável e com alguns de entre os diamantes mais preciosos do mundo como o Cullinan e o Koh-i-noor.

WESTMINSTER ABBEY
Westminster Abbey é uma igreja de estilo gótico, e é onde os reis britânicos são coroados. Mas sobretudo é onde estes vêm a ser enterrados junto a personalidades ilustres da história do reino. As sepulturas de quase todos os reis e de outras personalidades como Isaac Newton, Charles Darwin e Charles Dickens, encontram-se aqui.

TATE MODERN
Mais de 5 milhões de pessoas cada ano visitam este impressionante museu de arte moderna, hospedado dentro de uma velha central eléctrica nas margens do Tamisa. Entre os artistas em exibição na colecção permanente encontramos Monet, Matisse, Rothko, Picasso, Lichtenstein e Warhol. Como em todos os museus mais importantes de Londres, a entrada para a Tate Modern também é livre.

Entre as outras atracções turísticas de Londres podemos recordar o MADAME TUSSAUDS, o celebérrimo museu de cera; os numerosos PARQUES REAIS, como Hyde Park, St. James's Park, os Kensington Gardens e Regent's Park; o NATURAL HISTORY MUSEUM com a exposição permanente de dinossauros e outros restos arqueológicos; o SCIENCE MUSEUM, o maior museu de ciência do mundo.

Além, pode visitar outros lugares importantes como PICCADILLY CIRCUS com suas insígnias luminosas e a estátua de Eros; TRAFALGAR SQUARE com a coluna de Nelson; LEICESTER SQUARE e o West End com os numerosos cinemas e teatros; COVENT GARDEN com seus restaurantes, lojas e artistas de rua; e por fim os ST. KATHARINE DOCKS, uma vez porto comercial, hoje marina turística a poucos minutos de distância da Torre de Londres, que hospeda iates, hotéis, restaurantes, lojas e um “pub” famoso hospedado numa velha cervejaría.




Visit London
Site oficial do turismo de Londres. O site mais completo e preciso sobre a capital do Reino Unido. Contém informações sobre hotéis e outros alojamentos, sobre os lugares a visitar, os itinerarios turísticos a seguir e sobretudo a actualização quotidiana sobre os acontecimentos em curso em Londres.

Google Street View Londres
Street View dedicado a Londres, apresenta um mapa interactivo da cidade, com a possibilidade de navegar em 3D ao nível das ruas de Londres.

Wikipedia - Londres
Página dedicada a Londres da famosa enciclopédia on-line. Muito útil pelos conteúdos de carácter histórico-cultural, mas também pelas informações práticas e as curiosidades "made in London".

LondonByClick
360Cities.net
Navegue virtualmente entre os monumentos e as vistas mais bonitas da capital do UK, viva as emoções antes de partir ou reviva as sensações depois de ter voltado!

CamVista
EarthCam
Veja Londres ao vivo por estas webcams situadas em pontos diferentes da cidade: para "viver" Londres 24 horas ao dia desde o seu computador.